A alimentação é uma dos fatores de maior relevância para a saúde de qualquer individuo. Uma ingesta mal formulada, em longo prazo e aliada a outros fatores, pode ocasionar várias patologias. Como diabetes, pressão alta, doenças renais, entre outras.
Por isso é tão importante ingerir, diariamente e na medida certa, alimentos ricos em nutrientes, tais como, água, carboidrato, fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. A fim de manter o bom funcionamento do organismo.
Dentro de um programa de exercício físico a alimentação ganha posição de destaque e passa a ser conhecida como Nutrição Esportiva. A nutrição esportiva trabalha conhecimentos da educação física e nutrição de forma interdisciplinar. Otimizando as funções metabólicas do corpo humano em repouso, durante o treinamento e durante a recuperação.
Fornecer nutrientes ao corpo é tão importante quanto dedicação ao treinamento, isso para todos os objetivos. Principalmente para hipertrofia, o mais procurado nas academias.
Observação:
A maioria dos alunos, sem orientação, ingere elevadas quantidades de proteínas. Embora as proteínas (carnes, ovos, laticínios, soja, etc.) tenham papel fundamental na formação de novas proteínas musculares (Hipertrofia), se a oferta desse nutriente não for acompanhada de calorias não-protéicas, principalmente carboidratos, o corpo utilizará os aminoácidos que "formariam o músculo" para a produção de energia.
Dicas úteis para saúde:
- Beba bastante água durante o dia.
- Dê preferência a alimentos com pouca gordura.
- Faça as refeições a cada três horas, em média.
- Coma com qualidade e evite excesso.
- Faça uma refeição rica em carboidratos antes de iniciar o treinamento.
- Não use suplementos de forma indiscriminada.
- Utiliza a pirâmide alimentar para auxiliar sua alimentação.
- Atenção as informações neste site são dicas. Nada substitui a orientação personalizada de um Professor de Educação Física e de um Nutricionista.
Um comentário:
Galera esqueci de postar.
Alimentos que contém carboidrato:
CEREAIS: arroz, trigo, milho etc.
LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim(torrado),
FRUTAS: (algumas – com mais de 20% de carboidrato ), banana, uva, figo(seco), ameixa, caqui, castanha, coco(polpa), jaca(semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa, tamarindo,
TUBÉRCULOS: batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca,
AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas).
OUTROS: Leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e frutas, achocolatados (Nescau, Toddy, etc.). Evitar enlatados por causa dos conservantes, salsicha , conservas, sagu, coxinha, torta, etc.
Alimentos proibidos em qualquer quantidade:
Açucares, Arroz, Feijão, Bolachas, Farinhas e Derivados, Mandioca, Achocolatados (Nescau, Toddy, etc...), Sagu, Batatas, Apresuntados, Beterrabas, Ervilhas, Quibe, Queijo (Fresco e Mineiro – Somente os Industrializados), Milho-Verde, Maizena, Macarrão (massas em geral), Coxinhas, Batata Doce, Frutas, Conservas, Bolos e Tortas.
E todo o alimento que contenha carboidratos em sua composição.
Postar um comentário